• (11) 3565-5951
  • (11) 99642-3637

Como contratar uma Empregada Doméstica

Blog

Precisa de ajuda?

  • (11) 3565-5951
  • (11) 99642-3637
  • contato@caluprofissionaisdolar.com.br

Como contratar uma Empregada Doméstica

Contratar doméstica não é tarefa das mais fáceis. Embora haja um número expressivo de profissionais no mercado, é complicado confiar em alguém que terá acesso irrestrito à sua casa e à sua vida cotidiana.

Como contratar uma Empregada Doméstica

Sendo assim, uma dúvida é sempre recorrente entre donas de casa: é melhor contratar uma empregada doméstica por indicação de conhecidos ou por meio de agências especializadas?

Diferença entre diaristas e empregados domésticos
A lei prevê que fazem jus aos seus benefícios aqueles profissionais que prestam serviços residenciais em caráter não eventual, ou seja, a partir de 3 vezes por semana. Aqueles que prestam serviços nas residências por até dois dias na semana são considerados diaristas e não estão inclusos no texto da lei.

Contratação por indicação
A maneira mais tradicional de se contratar doméstica é por meio da indicação de conhecidos. Obter referências de pessoas em que confiamos traz uma segurança maior, além da sensação de estar contribuindo para a melhoria de vida de alguém que conhecemos. Outra vantagem é a possibilidade de diminuir custos, já que a negociação é feita diretamente com a profissional.

Desvantagens da contratação por indicação
A primeira desvantagem da contratação por indicação diz respeito aos parâmetros de avaliação. Em outras palavras: o que agrada a pessoa que indica não necessariamente irá lhe agradar. A pessoa que está indicando a profissional pode, por exemplo, preferir uma relação mais calorosa e pessoal, enquanto você prefere manter uma postura mais profissional. Há, também, a possibilidade da profissional indicada não possuir qualquer treinamento, o que dificulta analisar se é ou não boa de serviço.

Um outro problema é que profissionais com boas referências costumam ter suas agendas disputadas e lotadas. Além disso, mesmo que seja possível coincidir sua rotina com a da doméstica, será necessário realizar uma entrevista e um período de testes.

Contratação por agências
Ao procurar uma agência para contratar doméstica, a pessoa interessada terá que desembolsar algum valor a mais, afinal, é uma modalidade de prestação de serviços como qualquer outra.

O que conta a favor é a quantidade de domésticas cadastradas, o que facilita encontrar alguma que se adeque à sua rotina. Outro ponto importante é o fato de que as melhores agências capacitam seus profissionais por meio de cursos de treinamento, o que melhora o padrão do serviço prestado.

Além disso, as agências já têm know-how em contratações e, por isso, entendem todos os procedimentos a serem adotados e fazem todas as verificações necessárias - entre elas, a de antecedentes criminais, muito importante e geralmente esquecida nas contratações diretas.

Independentemente se você quer contratar alguém por meio de indicação ou se prefere contar com os serviços de uma agência, é preciso ter em mente que, caso sua necessidade for de alguém presente 3 vezes ou mais por semana em sua residência, deve ser considerada a contratação de mensalista, garantindo-lhe os direitos previstos em lei.